Pedagogia

Objetivos do Curso

A licenciatura em Pedagogia com sua formação em Infantil, Fundamental (séries iniciais) e Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional visa a formação de um profissional, a saber:
• professor da educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e do curso de magistério de nível médio;
• formação do educador habilitado para a compreensão da realidade educacional brasileira e local, de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade, por intermédio de uma sólida fundamentação teórica, embasados nos aspectos estruturais e conjunturais que permeiam a educação;
• fomentar a vivência de situações pedagógicas que possibilitem a interação entre alunos e professores, viabilizando a necessária compreensão do ato educativo em suas múltiplas dimensões: pedagógicas, ideológicas, políticas, ético-filosóficas, sócio-antropológicas, culturais e psicológicas.

Portaria

Autorização Reconhecimento Renovação de Reconhecimento
Portaria Nº 197, de 04 de outubro de 2012 - -

Mercado de Trabalho

O Curso de Pedagogia da FJAV tem como objetivo formar um profissional capaz de pensar, decidir, planejar e executar as atividades educacionais em várias instâncias e níveis.

Para isto, pretende-se oferecer aos alunos uma formação teórico e prática que favoreça a reflexão contextualizada sobre os principais problemas do sistema de ensino e, que aponte possibilidades para atuação dos profissionais da educação em diferentes campos de trabalho.

Desta maneira, tem como objetivo formar o pedagogo-investigador capaz de recriar novas práticas pedagógicas, num processo permanente de articulação teoria-prática, na qual a pesquisa será o eixo integrador. A operacionalização desta sistemática e, contínua articulação entre teoria e prática, será garantida por uma atividade ligada diretamente a prática educativa na escola: a partir do primeiro semestre, em todas as semanas letivas, serão destinadas 2 horas/aula às “Práticas Pedagógicas Profissionais”, pois desde o primeiro semestre do Curso, o objeto de estudo da pesquisa, será a prática docente que ocorre na sala de aula, a qual será acrescida pelo contato com o trabalho pedagógico. Assim, o aluno será inserido progressivamente, no contexto escolar garantindo-se reflexões teóricas a partir da prática, evitando-se, assim, a excessiva concentração de disciplinas apenas teóricas desde o início do curso, como ainda os discursos retóricos desvinculados da realidade da educação formal e não formal.

Laboratórios

Laboratório de Práticas Pedagógicas com uso de Lousa Digital
Laboratório de Informática
Laboratório – Brinquedoteca.

Habilitação

Licenciatura em Pedagogia  – 3,5 anos

Turno e Local de Funcionamento

Noturno – Campus Lagarto – Cidade Nova

Estrutura curricular

1º Período
Disciplina Pré-Requisitos Carga Horária
Filosofia 40
Metodologia do Trabalho Científico 80
Produção e Recepção de Texto 80
Práticas Pedagógicas Profissional I 80
Psicolologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 80
Fundamentos Antropológicos da Educação 40
Sociologia 40
Carga horária total 440
2º Período
Disciplina Pré-Requisito Carga Horária
Didática Geral 80
Filosofia da Educação 80
História da Educação I 80
Práticas Pedagógicas Profissional II 80
Psicologia da Educação 80
Seminário de Socialização I 40
Sociologia da Educação 80
Carga horária total 480
3º Período
Disciplina Pré-Requisitos Carga Horária
Didática II Didática Geral 40
Teoria e Prática da Educação Infantil 80
Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza 80
Metodologia do Ensino de História e Geografia 80
História da Educação II História da Educação I 40
Práticas Pedagógicas Profissionais III 80
Carga horária total 400
4º Período
Disciplina Pré-Requisitos Carga Horária
Currículo e Cultura Escolares 80
Avaliação e Planejamento Educacional 40
Fundamentos da Educação Inclusiva 80
Políticas Públicas em Educação 80
Práticas Pedagógicas Profissionais IV 80
Processos de Alfabetização 80
Estágio Supervisionado I 100
Carga horária total 540
5º Período
Disciplina Pré-Requisitos Carga Horária
Literatura infantil 40
Fundamentos de LIBRAS 40
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 80
Educação, Saúde e Sexualidade 40
Educação Não-Escolares 40
Fundamentos Tecnológicos da educação 80
Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado I 100
Carga horária total 420
6º Período
Disciplina Pré-Requisitos Carga Horária
LIBRAS 40
Metodologia do Ensino da Matemática 80
Alfabetização:Ações Pedagógicas 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 80
Seminário de Socialização II 80
Gestão Educacional 40
Estágio Supervisionado III Estágio Supervisionado II 100
Carga horária total 460
7º Período
Disciplina Pré-Requisitos Carga Horária
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 80
História e Cultura Afro-Brasileira 80
Educação e movimento:expressão corporal 40
Arte e Educação 40
Ética Profissional na Educação 40
Trabalho de Conclusão de Curso II Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Total do Semestre 360
 
Organização Curricular* Carga Horária total em horas conforme Resolução CNE/CESnº3, de 2 de julho de 2007
Atividades Formativas 2840
Estágio Supervisionado 300
Atividades Complementares Teórico–Práticas** 200
Carga Horária Total do Curso 3300

Coordenação

Profª.  Ma. Lucia Violeta Prata de Oliveira Barros

Secretária

Alana Verônica de Barros Santos